Aldeia da Cachoeira das Pedras

Coleta de lixo da Aldeia

Por Eventos 09/05/2021
Gráfico

        Prezados condôminos, com a chegada da pandemia do Covid-19 e, automaticamente, um aumento muito grande do número de moradores aqui no Condomínio, a produção de lixo também aumentou enormemente. Com isso, começamos a ter um acúmulo muito grande de lixo doméstico, orgânico, eletrônico, restos de obras e recicláveis.

    Estamos iniciando, juntamente com a Prefeitura de Brumadinho e com uma empresa especializada em reciclagem, um projeto para melhorar a coleta desses materiais e seu correto descarte para possível aproveitamento.

    A conscientização e colaboração de todos os condôminos e funcionários é essencial para o sucesso do projeto.

   No momento em que a saúde do planeta é pauta de grandes discussões, a adoção de práticas positivas e impactantes ao Meio Ambiente e a participação de todos nós pode minimizar muito os efeitos causados.

   Com uma grande produção de resíduos, reaproveitáveis ou não, nós passamos a ter maior responsabilidade quanto à destinação de todo o descarte desses materiais.

   O que teria como destino final os aterros sanitários ganha nova utilização depois de processado.

   Precisamos mudar as atitudes cotidianas, tanto dos moradores quanto dos funcionários, para dar a destinação correta aos resíduos.

   A separação do lixo auxilia em uma melhor destinação e recuperação do resíduo descartado pois, nesse processo, é possível identificar o material para venda, o reaproveitável e o não aproveitável.

   A reciclagem depende da coleta seletiva e, assim, os centros especializados só conseguem atuar de forma eficiente se o material for selecionado e entregue corretamente para a destinação adequada.

   O destino final de cada tipo de resíduo precisa ser apropriado e o Condomínio contará com um parceiro sério e responsável que terá compromisso com as datas de retirada, segregação do material coletado e destinação correta, evitando qualquer tipo de problema.

   Com a prática da reciclagem, o Meio Ambiente, o Condomínio e as pessoas têm muito a ganhar no processo cíclico de aproveitamento de resíduos descartados. Confira alguns benefícios:

*Redução de impactos nocivos ao Meio Ambiente

Todas as vezes que um material for reaproveitado, certamente o Meio Ambiente também sofrerá menos impactos nocivos. Recuperando materiais extraídos da natureza, o ecossistema torna-se mais equilibrado e sustentável.

*Organização no descarte

Aquele lixo desordenado e depositado nas lixeiras sem critério ou padrão, deixa de existir, para dar lugar a um descarte organizado por tipo de resíduos, natureza de reaproveitamento, permitindo um cenário mais limpo e higiênico.

*Geração de renda para catadores

Os centros de reciclagem oferecem trabalho para catadores autônomos que executam a atividade de separação e reaproveitamento de resíduos. Ao promover uma nova rotina de coleta e seleção no Condomínio, o material reciclado seguirá para os centros e consequentemente gerará renda para esses trabalhadores.

Nesse primeiro momento, gostaríamos de contar com o apoio de todos quanto aos dias corretos para o descarte desses materiais, para que a coleta saia como o combinado.

O caminhão para coleta do lixo comum continuará passando nas sextas e segundas-feiras pela manhã. Pedimos que não coloquem o lixo fora dos dias e horários já combinados pois temos muitos cães, raposas, gatos etc, que costumam revirar esses lixos, dificultando muito todo o processo. Pedimos também que não deixem os sacos de lixo no chão e nem use a lixeira de seu vizinho. Você tem que ter uma lixeira. Temos um modelo no nosso site.

Já o lixo reciclável, deverá ser depositado pelo próprio condômino, na lixeira ao lado da portaria principal, de preferência até segunda feira, pois a empresa de coleta de material reciclável, virá recolher, inicialmente, nas terças-feiras. Caso tenha muito volume, aumentaremos esses dias de coleta.

Contamos muito com a colaboração de todos.

Atenciosamente,

A Diretoria.

Localização

Exibir mapa apliado

Lagoa Tuiuca, 888,
Casa Branca - Brumadinho
Minas Gerais - 35460-000

2021 © Aldeia da Cachoeira das Pedras